Institucional
Sescoop/SP
Fescoop/SP
Cooperativismo
Serviços
Central de Informações
Agenda de Eventos
 

 

 

Cetril conquista prêmio de satisfação do consumidor da Aneel
27/02/2019

A Cooperativa de Eletrificação de Ibiuna e Região (Cetril) foi uma das permissionárias vencedoras do Prêmio IASC 2018, que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas pelos consumidores residenciais, com base no Índice Satisfação do Consumidor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu nesta segunda-feira, 25, em Brasília.
Vencedora na categoria “Maior crescimento permissionárias 2018/2017”, a Cetril foi a única cooperativa paulista agraciada com a premiação neste ano. Entre as finalistas também estavam a Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural da Região de Novo Horizonte (Cernhe/SP) e a Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí-Paranapanema-Avaré (Ceripa).
De acordo com o presidente da Cetril, Nélio Antônio Leite, o prêmio é resultado de um trabalho de vários anos em benefício dos cooperados e dos consumidores, com foco no atendimento, na manutenção da rede e na agilidade de reestabelecimento do serviço em casos de interrupção no fornecimento.
“Temos muitos agricultores familiares que a rede da Cetril atende para ligar motor de irrigação e hidroponia. A cooperativa sempre atenta e disposta a atender esse público. Em 2018, nosso maior crescimento foi na área rural, onde registramos a maior venda de energia”, explica o presidente.
Segundo Nélio Antônio, há também uma preocupação especial com a qualidade da energia. Ele conta que já existe projeto para a instalação de uma nova subestação mais moderna, que dará à cooperativa a possibilidade de oferecer energia com qualidade, sem perdas e mais barata, podendo atender inclusive pequenas indústrias.
Além disso, o presidente destaca o papel dos funcionários e técnicos da cooperativa que, na opinião dele, formam equipes muito qualificadas de atendimento, de engenharia e de campo.
Sobre o IASC
O índice é aferido por meio de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 17 de setembro a 14 de dezembro de 2018. Foram entrevistados 23.446 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 608 municípios atendidos pelas 92 distribuidoras, sendo 54 concessionárias e 38 permissionárias.
Divulgado anualmente pela Aneel desde 2000, o Iasc retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A ANEEL premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que seja atingido um escore mínimo de 60 pontos.
Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do Iasc faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.
O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, destacou que o prêmio é realizado há 16 anos e possui uma metodologia madura. “O Iasc já é uma tradição no setor elétrico e representa uma avaliação sob o olhar atento do consumidor, que está cada vez mais exigente por um serviço de qualidade e cabe a nós, como órgão regulador, exigir esse nível de excelência no serviço”, disse.
(Com informações da Aneel)


Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo
Rua Treze de Maio, 1376 – Bela Vista
CEP: 01327-002 – São Paulo/SP
Fone: (11) 3146-6200


Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados à OCESP. Este material não pode
ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído
sem prévia autorização.
 
Atrium Sao Paulo Consultores
 
Atrium Sao Paulo Consultores Atrium Sao Paulo Consultores